Welcome friends from all over the world!
Eu que não quero ficar sentado no trono de um apartamento com a boca escancarada cheia de dentes esperando a morte chegar...

Seja Feita a Tua vontade

segunda-feira, 19 de abril de 2010

                                      

“ ...porque vosso Pai sabe o que vos é necessário, antes de vós lho pedirdes.

Portanto, vós orareis assim: Pai nosso, que estás nos céus, santificado seja o teu nome;

Venha o teu reino, seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu..”
“ Pai, se queres, passa de mim este cálice; todavia não se faça a minha vontade, mas a tua.”



  Os textos citados apresentam uma síntese da entrega de cristo e do ensinamento de cristo a todos nós, os textos retratam momentos áureos dos evangelhos onde o cristo esta ensinando e depois pratica o que ensinou, ao contrario de muitos por ai que usam a expressão “faça o que eu digo mas não faça o que eu faço”, Jesus vive o que ensina.

  O contexto capitalista de muitas instituições religiosas traz o convite ao que podemos chamar de “ seja feita a Minha vontade”, claro que na maioria das vezes isso passa despercebido diante destas pessoas, porem tudo que habita a mente de certas pessoas, e que traz uma certa ansiedade é a sua própria vontade, de modo que se vê isso pela angustia de alguns dia a dia nas orações e no viver, e por coisas bobas da vida, as pessoas passam a ser ensinadas que tudo que se pedir assim será, e que tendo fé todos os nossos pedidos serão alcançados, com bases no texto de mateus que fala " Pedi, e dar-se-vos-á;" ou então no de João "E tudo quanto pedirdes em meu nome eu o farei, para que o Pai seja glorificado no Filho." , e sendo assim e só lendo esse texto se prende na visão de um Deus que está me favorecendo a todo momento segundo a minha vontade, e que é um Deus que vai me dar a vitoria aqui e agora, e na hora que se levantar a mão ao céus Deus se levantará e atenderá as suplicas, com base nisso, e com base nesta parte que chama a atenção de nosso ego,e de nossa ganância passamos a clamar a Deus por nossas vontades que achamos boas o suficiente,e que pensamos ser a boa vontade, a grande questão do tempo em que vivemos é que essa parte do texto que foi extraída para conforto de egos se juntou com o capitalismo presente, o consumismo adorou isso tudo, a oração egocêntrica se juntou com o consumo de bens.

  O problema não é consumir, o problema é o amor egocêntrico pelos bens e que cegam corações, não se vê pessoas orando e ficando em paz porque a vontade é dele, se vê pessoas esbravejando vitoria financeira, e se vê pessoas com uma ansiedade pelo carro, pela casa, pela vitoria, e quando conseguem algo, pulam gritam e chamam de benção o carro novo, chamam de benção a casa com mil quartos e 5 piscinas ( uma para cada filho), AAA eu venci eu consegui a benção, e ao mesmo tempo que se declara isso, se esta declarando aquele outro não conseguiu porque ele não crê em deus, ele não teve fé !

  E a culpa pela ganância de uns cai em berços de outros, enquanto uns tem casas enormes e bens sem medida e declaram isso como sendo fé, a fé verdadeira se expressa no visinho destes que não tem casa para morar, não tem muitas vezes o que comer, e que clama a Deus dia e noite sem se mostrar e é ainda injustiçado, de fato a vontade de Deus não é a nossa vontade, e se alguém pensa que a vontade de Deus é a desigualdade está errado, o Deus e pai de nosso senhor Jesus cristo não tem uma vontade de beneficiar uns e deixar outros, e ele não é capitalista e muito menos religioso.

  Alguns por ai andam com o discurso de que queremos a tua vontade, mas faça isso, e faça aquilo, com a boca confessam porem não conseguem entregar o coração a boa vontade de Deus e ao convite do evangelho do amar ao próximo.

 O seja feita a tua vontade não quer dizer bem estar,e nem vitorias humanas sobre homens e níveis sociais, ou então de hierarquias e posições entre homens, o seja feita a tua vontade tem a ver com o que o cristo mostrou, o que foi mesmo ? a sim a Cruz !


                                                                                                                   Robson Valente

1 comment

Ligia Souza disse...

Infelizmente existe muitos religiosos e julgadores que impõem fardos e condenações sobre outros, egoístas, abusão de poder e esquecem os verdadeiros ensinamentos de Cristo. O primeiro sermão do monte. Bem-aventurados os pobres de espírito, porque deles é o reino dos céus;
Bem-aventurados os que choram, porque eles serão consolados;
Bem-aventurados os mansos, porque eles herdarão a terra;
Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque eles serão fartos;
Bem-aventurados os misericordiosos, porque eles alcançarão misericórdia;
Bem-aventurados os limpos de coração, porque eles verão a Deus;
Bem-aventurados os pacificadores, porque eles serão chamados filhos de Deus;
Bem-aventurados os que sofrem perseguição por causa da justiça, porque deles é o reino dos céus;
Bem-aventurados sois vós, quando vos injuriarem e perseguirem e, mentindo, disserem todo o mal contra vós por minha causa.
Exultai e alegrai-vos, porque é grande o vosso galardão nos céus; porque assim perseguiram os profetas que foram antes de vós.
Mateus 5:3-12

23 de outubro de 2012 às 20:26